Obras de Engenharia notáveis

Por vezes, quando se viaja, deparamo-nos com impressionantes obras de engenharia que facilitam a acessibilidade e, consequentemente, a qualidade de vida dos seus utilizadores. Eis algumas delas:





Ponte de Millau - A ponte de Millau é a mais alta do mundo. Situa-se perto da localidade com o mesmo nome, fazendo parte da ligação entre Clermont-Ferrand, a região do Languedoc, a sul. As suas faixas de rodagem situam-se a 270 metros e a estrutura está a 343 metros sobre o vale do rio Tarn, superando em 23 metros a altura da torre Eiffel de Paris.
Em dias de elevada nebulosidade é frequente as nuvens situarem-se abaixo do tabuleiro da ponte. Trata-se de uma obra de engenharia impressionante, única no mundo, argumentos suficientes para justificar uma paragem dos seus utilizadores para apreciar a obra. A algumas centenas de metros do tabuleiro da ponte, num local com vista panorâmica, foi criada de uma área de serviço com ponto de informações e pontos de venda de todo o tipo de merchandising alusivo à ponte.



A Ponte de Millau.
A área de serviço da ponte de Millau é sempre muito concorrida.


Túnel da Mancha - O Túnel do Canal da Mancha, entre a França e a Inglaterra, permite fazer a travessia entre os dois países em cerca de 35 minutos. Trata-se de uma obra impressionante constituída por dois túneis, um para o comboio de alta velocidade, o Eurostar, e outro para os automóveis, autocarros e camiões, embora estes façam a travessia igualmente dentro de um comboio!

Interior das carruagens onde são transportados os veículos automóveis durante a travessia.

O grande dique (Afsluitdijk) - Situado no norte da Holanda é um dique gigante que faz a ligação entre o norte da Holanda com a Frísia. Isola um 'mar' interior, o IJsselmeer, separando-o do Mar do Norte.

Tem um comprimento de 32 km, uma largura de 90 m, e uma altura original de 7,25 m sobre o nível do mar. Como pormenor, podemos dizer que, na fotografia à direita encontra-se o mar do Norte, que está a um nível mais elevado do que o nível da água que se encontra à esquerda.

O grande dique-Os autocarros situados à direita da imagem estão a um nível superior que os veículos situados à esquerda, tal como o respetivo nível das águas.
Ponte de Øresund - Em dinamarquês Øresund, em sueco Öresund, esta ponte liga a ilha da Zelândia (Dinamarca) à Suécia. Com 7845 metros de comprimento, é a maior ponte rodoferroviária da Europa. Trata-se de uma obra de engenharia impressionante cujo tabuleiro da ponte suporta uma auto-estrada de seis faixas de rodagem, a qual se afunda nas águas do estreito de Oresund, do lado da Dinamarca, passando a fazer-se o trajecto em túnel até atingir a superfície já em solo dinamarquês.

Vista aérea da ponte de Oresund.


Vista aérea da ponte de Oresund, do lado da Suécia.

Sem comentários:

Enviar um comentário