Barcelona (Espanha) – A cidade de Gaudí

A praça de Espanha com as torres venezianas. 
Esta praça foi construída em 1929, por ocasião da exposição internacional.

Barcelona, a capital da Catalunha, é uma cidade com muita luz natural, de avenida grandes e onde todos parecem gostar de viver. Tudo nesta cidade é diferente do comum; a arquitetura dos edifícios, os monumentos, os jardins e o traçado das ruas e avenidas, mas, curiosamente, sente-se uma harmonia urbana praticamente perfeita.
A cidade possui uma malha urbana ortogonal, com ruas paralelas e perpendiculares, além de um centro histórico, medieval, designado por Bairro Gotico. Para aumentar a acessibilidade foi construída uma gigantesca avenida na diagonal que rasga a cidade de um lado a outro. Trata-se da principal avenida comercial da cidade onde se situa a sede de grandes empresas - é precisamente a avenida Diagonal (Avinguda Diagonal). Mas, as ruas de Barcelona mais famosas e procuradas são as Ramblas. Trata-se de ruas ou avenidas largas, normalmente pedonais, muito arborizadas, onde se situam restaurantes, esplanadas, casas comerciais diversas com um intenso movimento de pessoas a subir e a descer as ramblas.
A Casa Batlló é mágica porque toda ela lembra o mar. O telhado é ondulado, revestido por telhas em forma de escamas de peixe e as varandas da fachada principal, lembram igualmente o mar.

A fachada principal da Casa Batlló.
Para termos uma visão geral da cidade pudemos subir até Montjuic, uma colina onde se situa o estádio Olimpíco de 1992 e diversos locais de interesse, como o Palau Nacional, Nou Jardí Botànic e o museu Juan Miró, entre outros.
Mas Barcelona bem podia chamar-se cidade de Gaudí , tal é o peso deste arquiteto catalão nas principais atrações da cidade. Antoni Gaudí (1852-1926) foi responsável pelo projeto da Sagrada Família, uma enorme catedral em estilo neogótico, cuja construção foi iniciada em 1882 e que deverá estar concluída em 2025, uma vez que é financiado unicamente por contribuições privadas! Ainda assim é possível visitar a Sagrada Família e, do alto das enormes torres, já construídas, é possível ver além da cidade de Barcelona, as várias gruas de apoio à construção da enorme catedral.

Conjunto de chaminés da Casa Batlló.
Muitas pessoas interessadas em arte e arquitetura visitam Barcelona com o objetivo de conhecer suas obras, principalmente as de Gaudí. Além da Sagrada Família, são também procuradas as maravilhosas Casas Batlló e Milà (La Pedreda), Calvet e Vicens e o não menos espetacular Parque Guell, entre outras obras.

A fachada principal da Casa Milá.
Chaminés em forma de hordas de guerreiro na açoteia do Casa Milá.
O fantástico Parque Guell (parque público) incorpora diversos elementos arquitetónicos, formas inusitadas, símbolos multicoloridos, dragões e salamandras de coloridos mosaicos multifacetados, típicos de Gaudí.

Entrada do Parque Guell.
O famoso dragão de Gaudi no Parque Guell. 
Mas nem tudo em Barcelona pertence a Gaudí. O Palau da Musica Catalana é uma casa de espetáculos do início do século XX projetada pelo arquiteto Lluís Domènech i Montaner e que representa o expoente máximo do modernismo. Se o exterior do edifício é fantástico, a sala de espetáculos no interior é arrebatadora.

A Sagrada Família eternamente em construção vista
de uma das torres já concluídas.

Sem comentários:

Enviar um comentário