O navio de cruzeiro Costa Mediterranea atracado no porto de Flam. |
Flam é uma pequena localidade situada às portas do maior fiorde da Noruega - o Sognefjorden com cerca de 250 km de extensão. Apesar de pequena esta localidade possui, no verão, um intenso movimento turístico proporcionado pelo navios de cruzeiro que escalam o seu porto e também pelos inúmeros turistas que aí chegam por via terrestre. A viagem no comboio turístico Flam-Myrdal é também um dos pontos fortes desta pequena localidade.
A Flåm Railway é uma das linhas mais inclinadas do mundo, com 20 km de extensão, uma descida de 865 metros e um gradiente de um para 18. Existem também 20 túneis, com extensão total de 6 km. Trata-se de uma notável obra de engenharia; para contornar o desnível em termos de altitude num percurso tão curto, a linha possui túneis em espiral na lateral interna e externa da montanha!
A plataforma da catarata de Kjosfossen. |
Para garantir a segurança neste percurso tão incomum, todas as carruagens estão equipadas com cinco mecanismos de travões diferentes, tendo cada um autonomia para parar o comboio inteiro. Desde a abertura da linha em 1940, a natureza selvagem e majestosa fez da Flåm Railway uma das atrações turísticas mais populares na Noruega.
Vista da paisagem observada do comboio de Flam. |
Esta viagem panorâmica é uma das mais impressionantes do mundo; a linha passa por vales, precipícios, pontes e túneis, sempre enquadrada pelos cumes nevados das altas montanhas, mesmo no verão, e enormes quedas de água, algumas das quais passam por baixo da linha do comboio. Das várias cataratas de água que é possível ver, destaca-se a de Kjosfossen; a força da água e o seu caudal é impressionante. Nesta catarata o comboio para cerca de 15 minutos para os turistas saírem para uma plataforma própria, tiraram fotografias e assistirem a um espetáculo multimédia cantado ao vivo com personagens reais numa mistura de sons, efeitos especiais e e muita magia, tudo isto com um cenário deslumbrante… Simplesmente inesquecível. Findo o espetáculo, os turistas regressam ao comboio para retomar a viagem até Myrdal, com uma duração total de cerca de uma hora.
Mesmo entre as altas montanhas a Noruega bem podia chamar-se o país da água, uma vez que esta está omnipresente.
Uma aldeia norueguesa visível do percurso ferroviário de Flam. |
Sem comentários:
Enviar um comentário