A famosa estrada Atlântica, uma das mais perigosas do mundo. |
Todos sabemos que viajar pelas estradas é enfrentar imponderáveis, mas nas estradas da Noruega, esses imponderáveis podem ser multiplicados por 10. Por vezes depara-mo-nos com paisagens incríveis, insólitas mesmo obras da natureza inimagináveis. É o caso de Kjeragbolten, Igualmente sobre o fiorde de Lysefjorden, não muito longe de Preikestolen. Trata-se de um enorme bloco rochoso, suspenso a cerca de 1000 m de altura, entre duas vertentes igualmente rochosas. Claro que apenas um gigantesco glaciar teria competência para tal feito. Para ter uma noção das distâncias podemos dizer que uma queda do bloco representa uma queda livre de 1000 metros
As estradas da Noruega
Todos sabemos que a Noruega tem uma geografia muito pouco simpática; além da superfície ser bastante montanhosa e com modelado glaciário capaz de criar paisagens únicas à superfície da Terra, o litoral é extraordinariamente recortado, criando igualmente paisagens incríveis mas muito exigentes em termos de condução. Não fosse o GPS e era frequente perdermos a noção onde estávamos; realmente para um 'continental' conduzir na Noruega é uma experiência única. Vamos fazer uma breve descrição da aventura pelas estradas da Noruega.
A fotografia inicial representa a famosa estrada Atlântica; é um exemplo da maioria das estradas do litoral da Noruega - estradas de uma única via, entre ilhas e ilhotas, com pontes curvas, túneis e sempre muita água à vista, de tal modo que em determinadas situações parece-nos que o alcatrão está colocado sobre a água, uma vez que nem bermas existem.... de arrepiar...
Aqui está mais um exemplo... |
À espera do Ferry... |
Quando não é possível construir pontes, ou não existe, acontece isto.... a estrada termina e começa a água (sempre presente); resultado, esperar por mais um Ferry para nos levar até à ilha seguinte.
Aqui vamos nós, a bordo de mais um Ferry, sempre com a mesma paisagem - ilhas, ilhotas, ilhas grandes e mais ilhas e, claro, muita água. Quando o Ferry chega ao destino, continuamos na estrada até chegar ao fim da mesma; aí esperamos até apanhar outro Ferry até à ilha seguinte. E foi assim um dia memorável quando fizemos o trajecto entre Bergen e Stavanger, 150 km e umas excepcionais 5 horas de viagem. Cinco horas de viagem para percorrer 150 Km, coisa que no nosso Portugalzinho levaria cerca de 1 hora e meia. Neste trajecto de 150 km apanhamos 5 Ferries, três túneis e algumas dezenas de pontes, sempre em estradas de via única, pois autoestradas na Noruega é uma raridade.
Sem comentários:
Enviar um comentário