A cidade de Liubliana vista do castelo. |
A Eslovénia situa-se estrategicamente entre os Alpes e o mar Adriático. Liubliana, a capital deste pequeno país, está instalada num imenso vale rasgado pelo rio Liublianica, que hoje se encontra unido por diversas pontes.
O rio Lublianica divide o centro da cidade em dois. De um lado, a parte antiga e o acesso ao castelo, do outro a parte comercial e política da cidade. No centro, a praça do poeta nacional, France Prešeren (1800-1849), na qual se encontra a igreja principal, uma série de cafés e uma das melhores vistas do castelo. A cidade possui um agradável conjunto arquitetónico.
A harmonia arquitetónica das ruas de Liubliana. |
Apesar de pequena, a Eslovénia é mundialmente conhecida pelas suas grutas calcárias. As grutas de Škocjan e de Postojna estão entre as maiores do mundo. Nestas últimas, os visitantes deslocam-se 15 minutos de comboio, numa linha subterrânea, até ao centro das grutas. A Postojnska Jama (Gruta de Postojna, em esloveno) é visitada anualmente por milhares de turistas, que através de uma linha de caminho-de-ferro de bitola muito reduzida podem chegar até às galerias mais recônditas da gruta, onde existe um circuito pedestre ladeado das habituais estalagmites, estalactites e colunas, além de reentrâncias inacessíveis e esculturas que a água e o calcário foram moldando e continuam a moldar. O regresso é efectuado em parte pelo mesmo caminho de entrada, percorrendo outras galerias, não antes da passagem pela maior galeria da gruta, uma ‘sala’ com capacidade para milhares de pessoas.
Na praça principal existe uma 'ramada' para refrescar os transeuntes nos dias de maior calor. |
Edifício de entrada das grutas de Skocjan. |
Sem comentários:
Enviar um comentário