|
A cidade de Salzburgo dominada pelo castelo Hohensalzburg.
A cidade Salzburgo, conhecida pela sua beleza arquitetónica e relação com a música clássica é uma das mais belas cidades da Europa, estende-se ao longo das margens do rio Salzach, tendo os Alpes como pano de fundo. O seu centro histórico é considerado Património Mundial pela UNESCO.
A rua Gegraidegasse situada no centro medieval, é a mais famosa da cidade. É impossível visitar Salzburgo sem percorrer esta rua pedonal; é um verdadeiro shopping ao ar livre tal é o número de casas comerciais de todos os tipos desde as de comércio mais refinado, de luxo, até às famosas pastelarias e cafés com as respetivas esplanadas.
|
|
A famosa rua Gegraidegasse com os pendentes metálicos nas fachadas. |
|
Um pendente raro, com palavras em vez da imagem. |
As principais caraterísticas desta artéria, além de fervilhar continuamente de turistas e transeuntes, são os inúmeros pendentes metálicos das fachadas dos estabelecimentos, que representam um processo de comunicação icónico com origens na idade média; por exemplo, nas sapatarias há um ornamento na forma de calçado, nas casas de venda de instrumentos musicais, um desses instrumentos, etc. Trata-se de uma forma de anúncio por imagem da atividade de um estabelecimento uma vez que na idade média a generalidade da população não sabia ler.
A principal atração desta rua é o número 9. Trata-se de um elegante edifício com quatro pisos sempre pintado de amarelo onde nasceu no dia 27 de janeiro de 1756, no terceiro andar, um dos maiores génios da música, Mozart. Na fachada principal pode ler-se Mozart Geburtshaus (casa onde nasceu Mozart); no seu interior podemos ver os móveis da família, o violino onde aprendeu a tocar; um caracol do seu cabelo; a sua bolsa de seda, além de partituras, cartas, pianos e outros instrumentos utilizados por Mozart na sua infância.
|
A casa onde Mozart nasceu (edifício amarelo), na rua principal do centro histórico, é hoje um museu. A grande atração é o violino onde aprendeu a tocar e o cravo onde compôs a maior parte dos concertos para piano. |
Uma particularidade rua Gegraidegasse, e de outras, é o facto não ser possível encontrar uma montra de um estabelecimento comercial sem uma imagem ou referência a Mozart ou ao violino, o verdadeiro símbolo da cidade. A marca Mozart está omnipresente; é o café, o açúcar, os chocolates (Mozart Kugeln), os licores, etc, passando pelos gelados até aos transportes públicos. Mozart é o verdadeiro patrono da cidade.
|
O exemplo de uma montra da rua Gegraidegasse com caixas e caixas de chocolates A combinação perfeita - Mozart, violino e chocolates. |
A música do génio que encantou o mundo ainda hoje continuar impregnar Salzburgo de poesia e romantismo. Por onde quer que se ande, uma profusão de fontes, igrejas, museus, jardins e monumentos belíssimos fazem da cidade de Mozart um lugar para se ver e apreciar. Salzburgo bem pode ser considerada a Meca dos músicos, tal é a quantidade de concertos e festivais de música clássica. Todos ao anos o festival de verão de música de Salzburgo presta homenagem ao compositor, sendo considerado um dos festivais de música clássica mais importantes do mundo. Este é o ponto alto de Salzburgo cultural. O evento é elegante e grandioso! A cidade atrai hordas de apreciadores da boa música. As óperas, sinfonias, concertos e recitais são tão concorridos que costumam esgotar com meses de antecedência.
|
O castelo de Hohensalzburg com Salzburgo ao fundo. |
O castelo Hohensalzburg, no alto de uma elevação, domina toda cidade, e é uma visita obrigatória em Salzburgo. É a maior fortaleza conservada da Europa central e pode-se chegar lá a pé, ou por funicular que sai da Festungsgasse. Além de algumas atividades no seu interior (visitar museus), a panorâmica da cidade do alto é maravilhosa: a cidade com suas cúpulas, o rio e as montanhas nevadas ao longe.
|
Panorâmica de Salzburgo vista do castelo de Hohensalzburg. |
A paisagem verdejante envolvente de Salzburgo, cidade bucólica e acolhedora, situada num vale e envolvida pelas altas montanhas dos alpes austríacos, constituiu o cenário ideal para um dos maiores clássicos do cinema que muito ajudou a celebrizar a cidadec o filme Música no Coração, rodado em Salzburgo e arredores. Todos os dias centenas de turistas procuram as excursões organizadas por empresas locais para conhecer os edifícios e lugares na cidade e arredores onde foi rodado o filme. É o caso dos jardins de Mirabell e do Convento Nonnberg, onde ingressou a rebelde Maria (Julie Andrews) e se refugiou a família Von Trapp, de onde se viria a escapar no filme e da residência Leopoldskron, só na cidade. Refira-se que o convento Nonnberg é o mais antigo da Europa e foi fundado no século VIII e que a família Von Trapp existiu de facto, fugiu de Salzburgo quando a Áustria foi ocupada pelos nazis e radicou-se nos Estados Unidos.
|
Palácio e jardins de Mirabell constituiu um dos cenários do filme. |
|
O convento Nonnberg é ponto de passagem obrigatório para turistas. |
|
A grandiosa ponte pedonal de Salzburgo possui milhares de aloquetes, símbolo de juras eternas,
sendo uma das que possui maior número destes artefactos em todo o mundo. |
Quando visitamos Salzburgo ficamos com a mesma sensação de Brahms quando visitou a cidade: “O primeiro dia foi tão encantador que decidi ficar um segundo, e o segundo foi tão agradável que decidi ficar até mais ver” Johannes Brahms, 1877.
Sem comentários:
Enviar um comentário